sábado, 27 de agosto de 2011

Parentes de vítimas do acidente da Air France se encontram com presidenta Dilma

Presidenta Dilma Rousseff recebe representantes da Associação dos Familiares das
 Vítimas do Voo 447 da Air France. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
A presidenta Dilma Rousseff recebeu na manhã de sexta-feira (26/8) uma comissão da Associação dos Familiares das Vítimas do Voo 447, da Air France, que caiu no mar em 31 de maio de 2009, matando 228 pessoas. Diante das preocupações do presidente da Associação, Nelson Faria Marinho, de que os familiares brasileiros não tenham o acesso devido às informações das investigações coordenadas pelas autoridades francesas, a presidenta Dilma assegurou o apoio do governo brasileiro para que todos os brasileiros envolvidos na questão recebam a atenção devida. A própria Advocacia-Geral da União (AGU) poderá auxiliar no acompanhamento dos aspectos legais que envolvam essa questão.

Segundo relato do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) feito durante a reunião, as autoridades francesas deverão concluir o relatório sobre o acidente no primeiro trimestre de 2012. O Cenipa, que participa da equipe de investigação liderada pelos franceses desde o seu início, terá um prazo de 60 dias para se manifestar sobre o relatório. Eventuais observações brasileiras, mesmo que não sejam acolhidas pelas autoridades francesas, terão que constar do relatório, segundo as normas de investigação.

A presidenta autorizou também, a pedido da Associação, que representantes do Cenipa e do Ministério de Ciência e Tecnologia realizem uma reunião com especialistas da Coppe – Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A Coppe tem realizado estudos sobre as circunstâncias do acidente e pretende discuti-los com os especialistas oficiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário