segunda-feira, 7 de maio de 2012

Justiça do Pará manda prender responsáveis por Massacre de Eldorado dos Carajás

Luciana Lima Repórter da Agência Brasil 

Brasília - O Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) expediu hoje (7) mandados de prisão contra o coronel Mario Colares Pantoja e o major José Maria Pereira de Oliveira. Os dois foram responsabilizados na Justiça por comandarem a ação da Polícia Militar que causou a morte de 21 integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), no episódio conhecido como Massacre de Eldorado dos Carajás, no Pará, em 1996. 

 Dezenove sem-terra morreram no local e dois, a caminho do hospital. As mortes ocorreram durante o confronto com a polícia no km 96 da Rodovia PA-150, na chamada Curva do S. 

 A ação contou com a participação de mais de 150 policiais militares. Desde o massacre, o coronel e o major respondiam pelo processo em liberdade devido aos vários recursos apresentados por seus advogados contestando a sentença que os condenou. Na decisão, Pantoja foi condenado a 228 anos de prisão e o major Oliveira a 158 anos e quatro meses em regime fechado. 

O massacre motivou a criação da Jornada Nacional da Luta por Reforma Agrária, uma mobilização que ocorre todos os anos no mês de abril, também conhecida como Abril Vermelho. 

 Edição: Juliana Andrade

Café com a presidenta

Mudança na caderneta protege poupador e permite queda na taxa de juros 
"A poupança continua sendo um investimento excelente, rentável e com a mesma segurança de sempre"

A mudança para os novos depósitos nas cadernetas de poupanças, anunciada pelo governo na semana passada, vai proteger o pequeno poupador e, ao mesmo tempo, vai permitir que as taxas de juros continuem caindo. Para a presidenta Dilma Rousseff, a mudança é simples, justa e correta, e a poupança continuará sendo um investimento seguro, sem imposto e protegido.