quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Mercadante recebe direito de resposta por acusações de Serra


O candidato ao governo de São Paulo Aloizio Mercadante (PT) terá direito de resposta para rebater acusações feitas pelo candidato à Presidência pelo PSDB, José Serra. A decisão foi tomada nessa quarta-feira pelo juiz do TRE-SP (Tribunal Regional de São Paulo), Antônio Carlos Mathias Coltro.

Em entrevista ao programa “SBT Brasil”, exibida na última terça-feira (31), o tucano responsabilizou Mercadante pelo escândalo dos "aloprados", nome pelo qual ficou conhecida a tentativa de compra de um suposto dossiê contendo informações sobre tucanos, nas eleições de 2006. "Quem organizou aquilo tudo foi o Aloizio Mercadante e não houve uma investigação depois", afirmou o presidenciável.

Segundo o juiz, as afirmações são ofensivas e extrapolam o direito de crítica. "O citado caso dos 'aloprados' realmente ocorreu, mas o fato não garante ao candidato opositor o direito de afirmar que o representante é o responsável pelo evento, tendo em vista não haver condenação criminal com trânsito em julgado", afirma o juiz em sua decisão.

Além de ir ao ar no dia 31 de agosto, a entrevista foi repetida no dia seguinte, no telejornal matutino do SBT. O candidato terá direito de resposta nos programas da emissora nos mesmos dias e horários das exibições. Cabe recurso contra a decisão.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Tracking Vox Populi/Band/iG: Dilma 55%, Serra 22% No sexto dia de medição, petista oscila positivamente acima da margem de erro


No sexto dia das medições do tracking Vox Populi/Band/iG para a eleição presidencial, a petista Dilma Rousseff obteve 55% e o tucano José Serra 22% das intenções de voto. Pela primeira vez desde o início da medição, no dia 1 º de setembro, a petista oscila positivamente acima da margem de erro que é de 2,2 pontos percentuais. O mesmo ocorre com o candidato tucano, que oscila negativamente além da margem de erro. No dia 1º, Dilma tinha 51% e Serra 25%.

A candidata Marina Silva (PV), terceira colocada, apresentou novamente 8% das intenções de voto –mesmo percentual da última pesquisa. Brancos e nulos são 4%, indecisos somam 10%, mesmo índice do levantamento do dia anterior, e os outros candidatos têm 1%.

A pesquisa, publicada diariamente pelo iG, ouve novos 500 eleitores a cada dia. A amostra é totalmente renovada a cada quatro dias, quando são totalizados 2.000 entrevistados.

Na pesquisa espontânea, quando o nome do candidato não é apresentado ao entrevistado, Dilma ocilou positivamente um ponto e tem 44%, Serra por sua vez oscilou negativamente e marca 17%, dois pontos a menos que a sondagem anterior, e Marina Silva 6%.

A petista apresentou melhora em todas as regiões do País e segue na liderança. Já Serra, oscilou negativamente em todas as regiões. Dilma tem seu melhor desempenho na região Nordeste, onde soma 71% dos votos contra 15% de Serra e 5% de Marina.

Eleições - Dilma: salário minímo terá política de valorização


Eleições 2010 - A candidata à presidência Dilma Rousseff garantiu hoje que seu governo vai manter a política de valorização do salário mínimo. Em entrevista coletiva em Brasília, Dilma afirmou que abrirá uma negociação com as centrais sindicais para definir um critério de reajuste acima da inflação para o mínimo.

Segundo ela, o critério em vigor estabelece um aumento que combina a reposição da inflação com o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) registrado dois anos antes. Para Dilma, a perspectiva de crescimento de 7% da economia brasileira em 2010 já garante um significativo reajuste do piso salarial.

“O salário mínimo precisa ser valorizado numa perspectiva de longo prazo. Com base no critério atual, o reajuste do mínimo será acentuado, porque a economia inteira vai crescer”, disse.

A candidata reforçou sua meta de erradicação da pobreza extrema antes de 2016, como prevê estudo do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) caso as políticas sociais do governo Lula sejam mantidas.

“País nenhum pode ser considerado rigorosamente desenvolvido se não tiver um processo de redução drástico da pobreza a zero", ressaltou. "Não acho compatível com país desenvolvido se existir uma parcela da população que ganha menos de um quarto do salário mínimo.”

Campanha de alto nível

Dilma reiterou que manterá sua campanha eleitoral em alto nível, sem desrespeito à população brasileira. A candidata descartou que sua campanha faça acusações sem provas ou lance situações de instabilidade eleitoral. Ela defendeu uma oposição qualificada, em vez da política do quanto pior melhor.

Para Dilma, a população brasileira saberá diferenciar desespero do que é sério. “Não subestimo a população brasileira. Ela é crítica e inteligente. Não tenho uma visão elitista. O povo brasileiro é esperto e tem inteligência suficiente para perceber o que é desespero e jogo eleitoral do que é sério.”

Segundo a candidata, uma das fundamentações da ditadura era a incompetência do povo brasileiro para escolher seus representantes. “Enterramos isso solenemente no Brasil há muitos anos. Faz parte do nosso legado enquanto cidadãos o fato desse povo saber sim escolher seus representantes. Tenho confiança absoluta nisso”, disse.

Fonte: dilma13.com.br