quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

PT realiza ato político em fevereiro para comemorar 31 anos de fundação

A direção nacional do Partido dos Trabalhadores realiza, em Brasília, no dia 10 de fevereiro um ato político para marcar o 31º aniversário de fundação do partido. O local do evento será definido nos próximos dias.
De acordo com o presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, é esperada a presença do ex-presidente Lula que na ocasião terá restituido o título de presidente de honra do partido.
A presidenta Dilma Rousseff também foi convidada para participar do ato.

Humberto Costa é o novo líder do PT no Senado

O PT escolheu na terça-feira o ex-ministro da Saúde Humberto Costa (PT-PE) como novo líder do partido no Senado. Em sua primeira reunião do ano, a bancada petista eleita para o Senado também decidiu optar pela primeira vice-presidência da Casa. Estava em pauta a divisão dos cargos da Mesa Diretora.

A ex-prefeita Marta Suplicy (PT-SP) disputa com o deputado José Pimentel (PT-CE) a indicação para o papel de primeiro-vice. Nos bastidores, Marta diz contar com o apoio de pelo menos sete dos 15 integrantes da bancada, enquanto Pimentel minimiza a disputa. "Tudo será resolvido no bom senso", disse o senador eleito.

O PT chegou a anunciar que ficaria com a primeira-secretaria do Senado na divisão dos cargos da Mesa, com a indicação de Pimentel. O partido mudou de ideia temendo desgastes na Casa, depois dos escândalos de corrupção que atingiram o Senado no ano passado - a primeira-secretaria é uma espécie de "prefeitura" da instituição. "O ideal é ocupar espaço mais para fora do que para dentro da Casa. Fatos que aconteceram aqui [no Senado] também pesaram", admitiu Costa.


Sarney

A divisão dos cargos na Mesa segue a regra da proporcionalidade partidária. O PMDB, maior bancada eleita, vai indicar novamente José Sarney (PMDB-AP) para a presidência do Senado. O PT, segunda maior bancada, optou pela primeira-vice. O PSDB deve escolher a primeira-secretaria. O PMDB espera indicar pelo menos outros dois membros titulares da Mesa. O PT, mais um.

Costa disse que o PT vai apoiar o nome indicado pelo PMDB para a presidência. "Não temos nenhuma restrição a qualquer nome que venha a ser apresentado. Não seria justo que considerássemos o PMDB importante para eleger a presidente Dilma e não importante para a presidência do Senado", afirmou Costa.
Por Folhapress