domingo, 17 de abril de 2011

PSDB sem propostas levanta bandeiras da Esquerda. De olho na eleição!



Quando a então Prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, distribuiu kits com material escolar e uniformes na rede pública do município foi uma gritaria geral da turma do contra, imprensa grande – sempre conservadora – e seus partidos aliados, PSDB e DEM. Logo depois, várias prefeituras, inclusive a de Campo Limpo Paulista e o Governo do Estado de São Paulo, tucanos, adotaram a mesma medida, fazendo grande marketing!
Antes disso outras tantas administrações e o Governo Federal já tinham adotado o Programa Saúde da Família, programa originário de Cuba, país duramente criticado, na maioria das vezes apenas por contrariedades ideológicas ou mesmo por puro desconhecimento de causa.
Recentemente, a Prefeitura de Campo Limpo Paulista e o PSDB (que se confundem, não se sabe onde começa um e termina o outro!) divulgaram através de seu fiel e bem pago escudeiro, o Jornal o Pêndulo, algumas iniciativas que vindas de outros poderiam até significar alguma esperança de avanço. Entre essas divulgações consta a intenção de se implantar o Orçamento Participativo, originário do PT de Porto Alegre e que Várzea Paulista aplica há alguns anos. Essa intenção já foi anunciada quando Luiz Braz era o prefeito e o resultado prático disso foi apenas o gasto com publicidade feita na época. Pago pelos contribuintes campo-limpenses é claro! A prática verdadeiramente democrática não faz parte do receituário tucano e essa intenção de hoje não vai além de uma medida eleitoreira tentando reverter a má avaliação de uma gestão ineficiente e, por isso, desacreditada.
Outra divulgação foi a criação da Juventude Tucana. Idéia também lançada em uma das gestões de Luiz Braz. O resultado prático: nenhum! Será que agora eles reivindicarão mais cultura, passe livre para os estudantes aos finais de semana?
Também eleitoreira, sem efeito prático na vida dos cidadãos é o programa “Doutor Responde”. Não por coincidência na gestão de Luiz Braz tentou-se algo parecido; mais uma vez, um fracasso e foi desativado. Não funcionou porque não era para funcionar, foi pensado unicamente para divulgar futuros candidatos e trazer dividendos políticos, ainda mais em ano pré-eleitoral. O atendimento nos postos e no hospital é o que se sabe!
Valorização – de fato - dos funcionários públicos seria uma medida interessante para amenizar esses problemas.
Enfim, as bandeiras de esquerda continuam atuais, mesmo em um governo de direita, buscando fôlego para a próxima campanha!

Francisco dos Santos Timóteo
Militante da Esquerda Marxista e ex-presidente do PT