sábado, 12 de fevereiro de 2011

Top 10 governos há mais tempo no poder

  • Muammar Gaddafi (Líbia)

    Muammar Gaddafi (Líbia)

    42 anos no poder - Aos 27 anos, Gaddafi era membro das tropas revolucionárias que tomaram o país em 1969. Com a queda do governo anterior, Gaddafi assumiu o poder.

  • José Eduardo dos Santos  (Angola)

    José Eduardo dos Santos (Angola)

    32 anos no poder - Em 1961, o militante nacionalista ingressou no Movimento Popular de Libertação de Angola. Foi escolhido para estudar em Moscou, onde se especializou em problemas da indústria de petróleo. Foi eleito presidente em 1979 e ocupa o cargo desde então.

  • Theodoro Obiang Nguema Mbasogo (Guiné Equatorial)

    Theodoro Obiang Nguema Mbasogo (Guiné Equatorial)

    32 anos no poder - Em 1979, deu um golpe de Estado e declarou que o novo governo traria um começo diferente do anterior, sem medidas repressivas. No entanto, a Anistia Internacional acusa Mbasogo de tortura e violação dos direitos humanos.

  • Robert Mugabe (Zimbábue)

    Robert Mugabe (Zimbábue)

    31 anos no poder - Seu prestígio inicial foi se deteriorando ao longo do tempo por conta da crise econômica no país e a duvidosa legitimidade de seu governo. Mugabe é o segundo presidente da história do Zimbábue.

  • Hosni Mubarak (Egito)

    Hosni Mubarak (Egito)

    30 anos no poder - Mubarak se beneficiou de artigos da Constituição egípcia que determinam mandatos presidenciais de seis anos com possibilidade de reeleições indefinidas para se manter no poder por 30 anos. O agora ex-governante também alterou lei que fez com que a eleição de candidatos de outros partidos fosse praticamente impossível.

  • Paul Biya (Camarões)

    Paul Biya (Camarões)

    29 anos no poder - No cargo desde 1982, Paul Biya é o segundo presidente do país. Antes de se tornar o líder de Camarões, Bya foi primeiro ministro de seu antecessor, Ahmadou Ahidjo. Em 1983, ele acusou Ahidjo de organizar um golpe contra ele, obrigando o ex-presidente a fugir do país.

  • Yoweri Museveni (Uganda)

    Yoweri Museveni (Uganda)

    25 anos no poder - Esteve envolvido na derrubada de dois presidentes. Alterou a Constituição de seu país para deixá-lo concorrer a mais um mandato.

  • Blaise Compaoré (Burkina Faso)

    Blaise Compaoré (Burkina Faso)

    24 anos no poder - Assassinou seu antecessor, Thomas Sankara, em um golpe de Estado em 1978.Desde então, venceu outras quatro eleições presidenciais.

  • Omar Hassan Al-Bashir (Sudão)

    Omar Hassan Al-Bashir (Sudão)

    22 anos no poder - O ditador al-Bashir é o único chefe de Estado procurado pela Corte Criminal Internacional por crimes de guerra e contra a humanidade. Al-Bashir tomou o poder em 1989 com um golpe de Estado e protagonizou a maior crise humanitária do mundo, em Darfur. Mesmo assim, foi reeleito presidente do Sudão, no primeiro pleito realizado no país em 24 anos com 68% dos votos. As eleições, é claro, foram marcadas por acusações generalizadas de fraude, mas o porta-voz da Comissão Eleitoral do Sudão, Abel Alier, confirmou a vitória de Al-Bashir.

  • 10º
    Islam Karimov (Uzbequistão)

    Islam Karimov (Uzbequistão)

    21 anos no poder - Islam Karimov (esq. na foto) acabou com os partidos de oposição e é conhecido por torturar presos políticos nas cadeias. Foi reeleito três vezes por meio de referendos não reconhecidos pelos observadores internacionais. Seu governo é conhecido pela forte repressão e ganhou a fama depois de ferver vivas duas pessoas contrárias ao seu regime

    Procure saber qual é a situação atual destes países.

    De Uol notícias