segunda-feira, 18 de julho de 2011

Café com a presidenta

O programa Café com a Presidenta desta segunda-feira (18/7) abordou dois eventos realizados, no último fim de semana, no estado do Rio. Na entrevista, a presidenta Dilma Rousseff destacou a importância da realização dos Jogos Mundiais Militares Rio 2011, aberto por ela no estádio João Havelange, e o início do processo de produção de cinco submarinos, um projeto em parceria com a França, que coloca o Brasil num pequeno grupo de países “que tem conhecimento e tecnologia para construir submarinos”.

“Além de ser o maior evento esportivo militar, é o terceiro maior evento esportivo do mundo, depois das Olimpíadas e da Copa. Por isso é, sim, uma preparação para a Copa e para as Olimpíadas, que vão se realizar no Brasil”, afirmou a presidenta.

E prosseguiu: “Os Jogos Mundiais Militares estão reunindo nesta semana, no Rio de Janeiro, mais de seis mil atletas, vindos de 113 países. Por isso, construímos e reformamos centros esportivos onde vão ocorrer provas de 20 modalidades, como o atletismo, o judô, a natação, o vôlei, por exemplo. Montamos uma estrutura de primeira qualidade, tudo para garantir as melhores condições para os atletas e para receber bem os turistas que vão acompanhar as competições. Temos certeza de que eles vão levar do Brasil a lembrança de um povo que sabe acolher com alegria e de um país que investe e acredita no esporte. E o lema que encontramos para os Jogos deste ano é muito representativo desse espírito do brasileiro: são os Jogos da Paz.”

A presidenta contou também que, para assegurar a realização do evento esportivo, foi necessário “um esforço que exigiu a união de forças civis e militares, que trabalharam juntas para erguer os centros esportivos e três vilas, com apartamentos, onde ficarão os atletas. Só na construção dessas vilas geramos mais de sete mil empregos diretos. Ao todo, estamos gerando, em todas essas obras, mais de 25 mil empregos”.

Em seguida, o apresentador do programa, Luciano Seixas, abordou a construção de cinco submarinos na Nuclep, em Itaguaí (RJ), em parceria com a França. Ele quis saber sobre a vantagem que o Brasil terá a partir desse empreendimento. “Olha, Luciano, tem várias vantagens. A primeira é que o Brasil passa a fazer parte do pequeno grupo de países que têm conhecimento e tecnologia para construir submarinos. A capacidade de produzir submarinos é fator estratégico, tanto para a defesa do país quanto para o crescimento econômico”, disse.

Ouça abaixo a íntegra da entrevista ao programa Café com a Presidenta

Nenhum comentário:

Postar um comentário